Bruxismo | HealthyStart | Orthoghia

 


Tratamento do Bruxismo com o Sistema HealthyStart 


Como os Aparelhos do Sistema HealthyStart podem ajudar no controle do bruxismo do sono?

O controle do bruxismo do sono com o Sistema HealthyStart, pode ser utilizado em pacientes que possuem maus hábitos miofuncionais, causando assim o bruxismo do sono. Com uma combinação de aparelhos e exercícios miofuncionais, focados justamente na correção de maus hábitos orais como a respiração bucal.

Essa tecnologia é usada em mais de 40 países no mundo há mais de 50 anos e já ajudou milhões de pacientes a corrigirem maus hábitos orais miofuncionais, e assim obteram mais qualidade de vida.

O uso desses aparelhos protegem os dentes do desgaste obtido ao ranger os dentes durante a noite, enquanto o paciente trata a origem da sua desordem, causada pela respiração bucal e a língua do paciente em
Benefícios do Sistema HealthyStart descanso na região de palato mole provocando maior obstrução da orofaringe.






Como os aparelhos são eficazes no controle do bruxismo do sono - DRS?

Através do avanço mandibular que esses aparelhos proporcionam (aumentando o espaço aéreo superior e liberando a passagem do ar mais facilmente através da Orofaringe), fazendo com que os músculos mastigatórios não sejam ativados e com isso diminuindo o bruxismo.

Artigos HealthyStart           A Crise Silenciosa do Sono


Além disso, essa combinação de exercícios e aparelhos corrigem a respiração bucal do paciente e estimula a respiração nasal que é a forma correta de respirar pelo nariz. 

A explicação é simples: para manter o fluxo respiratório constante, o respirador bucal precisa ficar com a boca sempre aberta e assim ficando ressecada, o corpo simula uma “mastigação” para produzir saliva. Essa resposta é o ranger de dentes, ou seja, o bruxismo, além disso, esse ressecamento da boca é um cenário ideal para desenvolver cárie e outras doenças.

Por isso, os tratamentos que atuam na correção desse mau hábito miofuncional podem acabar ou reduzir os episódios de bruxismo. Assim, tratando a origem do problema, ele irá desaparecer aos poucos, proporcionando mais qualidade de vida.




Quais as consequências do bruxismo?

O bruxismo é um distúrbio caracterizado pelo ranger ou apertar involuntário dos dentes, ou seja, a pessoa faz os movimentos com a boca sem querer e, na maior parte dos casos, sem perceber. Em casos em que o bruxismo é causado por estresse e ansiedade, é preciso procurar uma solução ou, ao menos, alívio para esses sintomas. Enquanto isso, pode-se fazer uso dos aparelhos intraorais para proteger os dentes contra desgastes e quebras.

Se a causa do bruxismo não for tratada, então há a possibilidade de que o distúrbio traga consequências negativas para a saúde do paciente. Quem sofre mais diretamente com o bruxismo são os dentes, pois ocorre um desgaste, o que os torna mais sensíveis. Além dos dentes, quem também passa a doer mais são os músculos do rosto.




Quais são as opções de tratamento do bruxismo?

Se o bruxismo for causado por maloclusões ou respiração bucal, por exemplo, o ideal é que essas condições sejam tratadas. Assim, pode-se acabar com a origem do problema.

Não existe um tratamento que garanta uma cura 100% eficaz para esse distúrbio. Por se tratar de uma parafunção (ou seja, um movimento involuntário) é algo que pode acontecer sempre que as condições para isso forem reunidas.

No entanto, quando uma pessoa tem episódios de ranger os dentes frequentemente (uma, duas, três ou mais vezes por semana, por exemplo), é sinal de que há algo errado que está ativando essa resposta do corpo muitas vezes. Nesse caso, existem algumas soluções que podem ajudar a pessoa com bruxismo.

Nesses casos, é possível contar com a Odontologia Miofuncional, que busca a reeducação muscular e a promoção da respiração nasal para acabar com maloclusões, respiração bucal, Distúrbios Respiratórios do Sono (DRS) e disfunções da ATM.

Não é raro uma pessoa que tenha bruxismo acordar de manhã com dores de cabeça, na maçã do rosto e gengiva. Isso acontece porque o ranger dos dentes do bruxismo faz a musculatura orofacial trabalhar em excesso (e com movimentos inadequados), além de ter de absorver todo esse choque entre os dentes. Portanto, é claro que os músculos ficam doloridos e inflamados.

Para completar, esse trabalho excessivo dos músculos é um dos fatores para o desenvolvimento das Disfunções da ATM (Articulação Temporomandibular). Tanto o constante movimento de ranger os dentes, quanto a inflamação dos músculos orofaciais, podem causar danos à ATM e desenvolver o bruxismo para um problema maior.


 

- Tratamentos Contra a Respiração Bucal


Quando o bruxismo não é causado por estresse ou não tem origem emocional, é mais provável que sua origem seja a respiração bucal. Quem respira pela boca está sujeito ao desenvolvimento de muitos Distúrbios Respiratórios do Sono -DRS, como o ronco, a apneia e, claro, o bruxismo.

 

- Tratamentos Contra Estresse ou Origem Emocional


Uma das possíveis causas do bruxismo é o estresse. Quando o corpo tem altos níveis de estresse no organismo, produz mais adrenalina, o que gera mais energia. Esse excesso energético precisa ser liberado de alguma forma e a resposta costuma ser o ranger dos dentes.

Nesse caso, a solução para o problema é reduzir o nível de estresse da pessoa. Existem muitos tratamentos e atividades que podem ser utilizadas para esse fim, como:

 


 

- Tratamentos com Placas Dentais para Bruxismo


As placas dentais (também chamadas de placas miorrelaxantes ou placas de mordida) são equipamentos usados pelo paciente com bruxismo durante a noite. O objetivo é proteger os dentes: assim, mesmo que um episódio ocorra durante o sono, eles não vão se desgastar.

Existem placas rígidas, feitas de acrílico, resina ou acetato, e as placas mais flexíveis, feitas em silicone. A placa ideal para cada caso é indicada por um cirurgião-dentista, que avalia o quadro individual de cada paciente para descobrir o melhor modelo.

A parte ruim das placas dentais é que, apesar de úteis na proteção dos dentes, não evitam outros problemas do bruxismo, como os danos musculares e potencial Disfunção da ATM. Além disso, não atuam na causa do problema: a pessoa continua com o distúrbio, só está com os dentes protegidos.


 

Sempre busque um profissional habilitado e especializado em Odontologia Miofuncional, ele é capacitado de lhe orientar qual a melhor opção de tratamento, de acordo com a causa/origem desse distúrbio ou faça o nosso curso de Credenciamento ao Sistema HealthyStart para você se aprimorar e entender quais são as possíveis indicações.

 
Fale conosco pelo WhatsApp